Blog mantido pelo professor Fábio Andrade para a disciplina de Introdução aos Estudos Literários do curso de Letras da UFRPE

quarta-feira, 10 de março de 2010

Questão do dia


O que é Literatura?

13 comentários:

  1. Penso que Literatura seja uma espécie de "passo-a-passo".
    Uma sequência que começa no autor e termina no leitor.
    Vai da arte de materializar o sentimento e molda-lo em palavras até o desmembramento das palavras em (novos) sentimentos.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. É o universo e suas histórias transcritos através das palavras, onde os paradigmas adquiridos pelos homens tornam-se oscilantes ou são transformados, sendo assim uma ferramenta que altera ou quebranta conceitos e às vezes os confirmam. Revela as vertentes humanas, possibilitando um teste de conhecimentos capazes de fazer com que se perceba o sentido de todas as ações executadas e dos pensamentos contidos no âmago. Metaforicamente, são os 256 tons de cinza, esses existentes entre o preto e o branco, dois extremos opostos, mas que numa junção podem gerar diversos contrastes.

    Wellington Júnio dos Santos

    ResponderExcluir
  4. " literatura é a Criação de uma supra-realidade, com dados profundos, singulares e pessoais da intuição do artista" Fedelino de Figueredo.
    Gosto de pensar em literatura como sugestão, intuição, um texto que sempre vai se renovando a cada leitura...Mesmo assim ainda não tenho certeza do que de fato seja...

    Patrycia Siqueira

    ResponderExcluir
  5. É criar, expor sentimentos através de palavras, mesmo que seja milimetricamente calculada a forma usada. É inspirar, induzir, apaixonar. É fazer pensar. Rir... Chorar. Rimou... Rsss

    ResponderExcluir
  6. O autor interpreta e reconstrói uma porção da realidade, fazendo uso da linguagem de uma forma que a maioria das pessoas normalmente não fariam para essa reconstrução. Literatura é essa brincadeira com a linguagem, ou melhor, é esse “alongamento” da linguagem a esferas nem sempre tão objetivas (se é que a “literatura” realmente pode ser objetiva). O mais interessante para mim é o facto de a literatura ser uma das poucas coisas que podemos fazer questão de definir e descrever como um “não ser” - é muito mais fácil dizer o que ela não é do que chegar a um consenso leigo (não-acadêmico, isto é) do que ela realmente seja. Se leio uma notícia num jornal, sei que aquele texto não é um texto literário, já que sua linguagem deve ser mais objetiva; se, entretanto, leio um livro como “Antes de nascer o mundo”, de Mia Couto, livro que não canso de indicar a meus amigos, consigo claramente enxergar a diferença, e perceber como as palavras foram usadas de maneira diferente e como têm um poder diferente sobre minha mente. Literatura é, pois, para mim, o uso que se faz da língua, como a língua é manipulada para se obter um resultado sobre a mente de quem lê ou ouve o texto – seja lá que texto for, já que muitas vezes podemos encontrar essa “brincadeira” nos lugares (ou textos) mais inesperados.

    Gibson

    ResponderExcluir
  7. Com certo atraso, lá vai: trata-se da "tentativa" do autor de expressar a realidade que o cerca, seja ela social, econômica, religiosa ou cultural.
    Essa tentativa se torna objetivo conquistado quando, por atingir o leitor correto(que é bem diferente do "correto leitor"),recebe as diferentes interpretações de cada um.
    P.S.: Prefiro fazer análises mais "técnicas" e menos "emocionais"

    ResponderExcluir
  8. Penso que lieratura é um "jeito especial" de dizer ,comunicar algo.Talves ela nem seja necessáriamente escrita, pode ser oral ( vide poemas épicos de sociedades ágrafas, como o de Belwolf)ou musicada, ou ainda com novas experimentações contemporâneas, como as HQs.Então ,ampliando um pouco, talves isso mesmo seja um bom conceito para "arte".O que diferencia um filme e um documentário ,ambos sobre um mesmo tema?Um relato sobre as Guerras napoleônicas na Rússia ou Guerra e Paz de Tolstói?Um livro de sociologia e um de Gilberto Freire?O modo de contar, eu acho.

    ResponderExcluir
  9. Desculpem os erros de português.Só prá relembrar: "mussum"=Jorge

    ResponderExcluir
  10. Sendo seres humanos podemos usar da linguagem para nos comunicarmos e de todas as formas de comunicar,de entrar em contato com o outro ou com o mundo que nos cerca, participando-lhes um fragmento recriado do real a Literatura é uma das mais ricas,o poder da palavra. HIlTON.

    ResponderExcluir
  11. Achei interessante que o poema dá uma quebra, até mesmo, um susto no final. Primeiro, o poeta apresenta aqueles objetos de modo tão impassível, como meros objetos decorativos. Entretanto, no último verso, o poeta quebra essa atmosfera tranqüila, “levemente melancólica”, apresentando um revolver entre cartas e poemas. Com isso, temos um impacto, ficamos inquietos, pois o que faz um revólver entre cartas e poemas diante do cenário pintado? Acho todas as interpretações acima muito legais, mas graças ao caráter plurissignificante da poesia, vejo esse poema como uma reflexão metalingüística. Pra mim, o poeta busca refletir sobre o que é poesia, mostrando que por trás da neutralidade das coisas, ou mais especificamente das palavras, reside uma inquietude,desvelada pelo “revólver” que aguarda. Espero que todos me entendam!!!

    ResponderExcluir
  12. É criar uma realidade na ficção,usando para isso,tudo o que se tem de íntimo e profundo dentro de si.O universo interior misturado ao universo exterior,colocado no papel de forma única,própria,singular e que tenha o poder de provocar algum tipo de reação no leitor.

    ResponderExcluir