Blog mantido pelo professor Fábio Andrade para a disciplina de Introdução aos Estudos Literários do curso de Letras da UFRPE

terça-feira, 9 de março de 2010

Objetivos do Blog


Caros alunos, este blog é um espaço para que possamos estender as conversas de nossa disciplina para além da sala. Aqui vocês poderão postar comentários sobre as aulas, sobre os conteúdos, lançando perguntas e reflexões. Ele servirá também para que vocês registrem na rede as impressões sobre os livros de nosso leque de leituras. Assim, ele será mais uma ferramenta, além do diário de leitura, para fomentar o debate e a troca de idéias.

Prof. Fábio Andrade

2 comentários:

  1. Professor, estou aqui me apresentando, sou Fernanda aluna remanejada na ultima quarta. Procurei me interar das atividades pendentes em sala, e soube que temos que escolher 3 livros da lista passada pelo senhor... como já existem grupos formados, não sei como o senhor vai fazer essa divisão com as pessoas ue foram remanejadas, mas gostaria de poder ler: Mensagem (Poesia), Hamlet (Teatro), e A metamorfose (Narrativa).
    Deixo aqui o pedido de informações sobre atividades em que eu ainda possa me encaixar e alguma recomendação sobre o como proceder quanto as atividades e proximas aulas!
    Desde já agradeço!
    Fernanda do Vale.
    dovalefernanda@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Fernando Pessoa e sua mensagem portuguesa

    "Mensagem" pode ser entendido como uma abordagem poética - e em rígida forma - sobre a história do povo portuguez, as peripécias desse povo que um dia fitou um além-horizonte e transpassou os limites do atlântico, mas o livro acaba com um certo ar sombrio onde se encerra a incertaza acerca do futuro de um Portugal na primeira metade do século 20.
    Pessoa parece se perguntar o que Portugal pode fazer com seu tão auréo passado, assim como o Camões de José Saramago pergunta-se o que fará com os "Lusíadas" na peça "O que farei com este livro?'. "Portugal, o que farás com o teu passado, agora sufocado entre o Atlântico e as potências européias imperialistas?" deve ter se perguntado o autor de "Mensagem"

    ResponderExcluir